Servidor Firewall - Total Service Informática

Linux

Servidor Firewall

Firewall linux é um conjunto de softwares normalmente instalado entre a internet e a rede local. Sua função é verificar informações oriundas da Internet ou de uma rede e bloqueia-as ou permite que elas passem pelo seu computador, dependendo das configurações do firewall. Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet.
Principais características do Firewall Linux:

O firewall também é utilizado para permitir o redirecionamento de portas, controlando o acesso à rede por pessoas autorizadas. Nossa solução pode ainda desempenhar funções de servidor proxy, vpn, suporte à Dual Link com recursos de Failover e Load Balance.
  •     Proteção contra diversos tipos de ataques;
  •     Bloqueio de acessos originados de fora da rede;
  •     Bloqueio de acessos originados dentro da rede à serviços não autorizados;
  •     Redirecionamento de portas para acessos remotos autorizados à rede local;
  •     Compartilhamento de acesso à internet com a rede local.
Qual a importância de um firewall na sua empresa ?

Para iniciarmos esta questão tão importante, e hoje em dia, mais que necessária, faz-se necessário introduzirmos elucidando que quando conjuntos de apartamentos são construídos, as paredes de tijolos são erguidas entre as residências. Se houver um incêndio, por exemplo, as paredes não deixarão que o fogo se espalhe e entre em contato com as residências, alastrando assim os prejuízos - por essa razão tais paredes são chamadas de firewalls.

Desse modo, Firewall é o meio de segurança interposto entre a rede interna e a rede externa de uma Empresa, com a finalidade de liberar ou bloquear o acesso de computadores remotos aos serviços que são oferecidos em um perímetro ou dentro da rede corporativa. Este mecanismo de segurança é instalado na parte mais vulnerável da rede e pode ser baseado em hardware, software ou ambos.

Vale esclarecer também que alguns fatores estão em risco quando nos conectamos à Internet, e dentre eles o mais importante e crucial para a Empresa são as informações guardadas, uma vez que o tempo todo estamos expostos a situações de riscos como, roubo de conexão depois dela ter sido autenticada, espionagem de dados secretos enquanto em trânsito pela rede e um usuário não autenticado "convencer" a rede que ele foi autenticado.

Assim, a fim de evitar todos estes transtornos, o Firewall é o ponto de conexão com a Internet, pois tudo o que chega à rede interna deve passar pelo Firewall, sendo também o responsável por aplicar as regras de segurança, autenticar usuários, logar tráfego para auditoria e limitar a exposição dos hosts internos aos hosts da Internet.

Por fim, não é demais lembrar que um bom programa de segurança de rede, é construído por um conjunto de programas e técnicas que tem por finalidade liberar ou bloquear serviços dentro de uma rede interligada à Internet de forma controlada. Embora o Firewall seja a parte mais importante em um programa de segurança, não devemos esquecer a importância de se utilizar ferramentas que auxiliem na detecção de brechas e vulnerabilidades dos sistemas operacionais que estão em uso na rede, bem como, o uso de programas que possam detectar intrusos ou ataques.

Solicite um Contato

Preencha o formulário abaixo que assim que possível um de nossos colaboradoes entrará em contato.

Redes Sociais

Formas de Pagamento

Total Service Ltda
Rua Frei José, 369 | Salto | Blumenau - SC

Copyright © 2017

by SoftD